Dia Mundial sem Carro 2010 – Bruxelas
Olá amigos.
2010 foi um ano bem diferente para a Magrela’s. Infelizmente algumas viagens não se realizaram mas por outro lado, novos horizontes surgiram pra gente pedalar.
E como pedalamos!
Fomos convidados para participar de alguns eventos na Europa e não tivemos dúvidas. Vamos pedalar pelo velho mundo!
Não tivemos a oportunidade de participar do tradicional pedal do Dia Mundial Sem Carro com a galera do MTB-BH como fazemos todos os anos com o maior prazer, mas por outro lado não deixamos de fazer a nossa parte.
Nossa primeira experiência foi incrível. Perdemos o pedal do Dia Mundial Sem Carro em Belo Horizonte mas estávamos indo para o berço do ciclismo. Chegamos em Bruxelas no dia 18 e no dia 19 a cidade comemorava o Dia Mundial Sem Carro com vários eventos espalhados pelas praças da cidade numa espécie de gincana. Pedalar pelas cidades da Europa para os europeus é rotina, até em dias de chuva, todas as pessoas vêem as bicicletas como um meio de transporte e não como um objeto para se praticar esportes ou diversão. Existe também o respeito no trânsito. Coisa difícil de se ver no Brasil na maioria das cidades.

Quem sobe primeiro?
Bruxelas é uma cidade incrível para um ciclista viver. Existem muitas opções ao entorno da cidade para a prática do ciclismo. Lá ainda pode se ver crianças brincando na rua como fazíamos aqui antigamente e já não podemos fazer mais. A cultura e educação na Europa é realmente impressionante.
E já que o negócio é Dia Mundial Sem Carro, bora pedalar. É proibido circular pela cidade de carro e a maior parte das pessoas que necessitam circular precisam de autorização da polícia para entrar ou sair da cidade. Ciclovias e uma sinalização fácil completam o cenário. Além das construções com aquele visual medieval é claro.
Até a próxima. Luiz Morais.