ENTREVISTA
Rapidinha com Ivan Veloso campeão do Triathon de Paracas Perú 2013, na categoria amadores entre 35-39 anos e 5º lugar na classificação geral.
Ivan Veloso é mineiro de Belo Horizonte, além de amigo, foi o primeiro sócio-apoiador da Magrela’s, isso em 2007. Para nós que já viajamos com ele pelo mundo afora, apoiamos, pedalamos e acompanhamos de perto a sua trajetória como atleta é com muita felicidade e satisfação que trazemos esta matéria em primeira mão para os amigos da Magrela’s LifeStyle! Lembrando que ele já ganhou o XTerra Brasil, desta vez ele se superou para mostrar que também é forte em outras condições. Parabéns Ivan e família pela conquista e que venham muitas outras!!!
Confira a nossa entrevista com a fera!
Magrelas:
Ivan, para você que é um atleta de nível mundial, tendo participado de provas em vários países, conte rapidamente. Como foi o evento?
Ivan Veloso:
O Triathlon de Paracas é a principal prova do Peru, onde vivo atualmente, a distância é conhecida como “½ Ironman”, ou seja, 1.900mts nadando, 90km pedalando e 21km correndo.
Paracas é uma reserva natural, onde milhares de pássaros que viajam desde o Alaska, param para descansar e alimentar-se antes de seguir viajando para o sul. Também não é raro nadar entre lobos marinhos, golfinhos e GIGANTESCAS Medusas de 3 metros de comprimento!!!
Quando cheguei aqui em Agosto do ano passado comecei a treinar com o Time Perutriathletes dirigido por Daniel de Montreuil, uma lenda do esporte nacional e organizador de várias provas, inclusive esta.
O triathlon de Paracas acontece em Novembro e no ano passado, mesmo não estando suficientemente treinado, decidi competir terminando a prova em 5h20, guardem este tempo…
Desde então, foquei meus treinos para melhorar minha natação e passei a usar uma bicicleta de contra relógio, com uma posição bem diferente das bicicletas de trilha e estrada que estava acostumado a usar. Esta nova posição de pedalar, além de diminuir a resistência frontal contra o ar, “economiza” bastante suas pernas para que você possa correr em seguida.
Magrelas:
Como foi sua preparação para a prova?
Ivan Veloso:
Como a grande maioria trabalha, nosso grupo treina todos os dias as 5 horas da matina! Isso mesmo, NO pain NO gain! Treinamos de 12 a 18 horas semanais divididas entre as três disciplinas do Triathlon, além de musculação para pernas e core. Também faço ajustes quiropraticos a cada 15 dias e massagens descontraturantes para poder aguentar o intenso volume de treinos.
Magrelas:
Qual foi o momento mais difícil para você nesta prova? Qual sua modalidade predileta no Triatlhon?
Ivan Veloso:
O momento mais difícil é o treino pois no dia da prova já não há mais nada pra fazer, apenas entregar tudo que puder para cruzar aquela linha de chegada!
Minha modalidade predileta, como não poderia deixar de ser é a magrela, visto que sou Mineiro uai? Minha estratégia foi empurrar no pedal e forçar meus adversários a “queimarem”, na gíria local. O circuito é muito ondulado com duas subidas pronunciadas e com um forte vento contra soprando a partir das 9 horas da manhã. Minha velocidade média foi de 35km/h, para comparação em um circuito 100% plano, e sem vento eu poderia chegar a mais de 40km/h.
Magrelas:
Quais são as suas principais dicas para um atleta iniciante no Triathlon?
Ivan Veloso:
Nadar! Existe uma frase clássica que diz que não se ganha uma prova de Triathlon na natação mas sim se pode perder uma prova nadando mal. Além do mais, a natação melhora sua capacidade cardiorrespiratória e te da “ar” para as outras duas disciplinas. No ano passado eu completei os 1.900mts em 37 minutos, enquanto neste ano fiz o mesmo percurso em apenas 29 minutos, não é um tempo extraordinário mas já possibilita que você saia para pedalar entre os primeiros. Falando em tempo, completei a prova em 4h51 rompendo a barreira das 5horas e diminuindo meu tempo anterior em quase 30 minutos!!!
Magrelas:
Como está sendo a temporada em Lima/Peru para sua carreira? Planos?
Ivan Veloso:
Lima é uma cidade que te possibilita praticar esportes, a cidade está repleta de parques e todas as academias e piscinas abrem às 5h ou até mesmo antes e de brinde, aqui não chove! Meus planos para o próximo ano giram em torno da bicicleta, quero aproveitar o verão para sair mais em mountain bike, temos trilhas a 15minutos pedalando e pretendo voltar a correr os X-TERRAS como em 2011, quando fui campeão brasileiro na categoria 30-34 anos.
Também estou inscrito para o ½ Ironman de Pucón em Janeiro, prova oficial da marca Ironman e teremos uma prova sul-americana da ITU em Março, além de várias corridas de rua e provas de mountai bike, as quais faço questão de participar e uso como treino.
Um grande abraço e muitas pedaladas aos amigos da Magrelas!