Servizi - Italiano Service - Germany Services - English Servicios - Español Cicloturismo - Mountain Bike - Freeride - Downhill - Cicloativismo - Sustentabilidade

Maria Fumaça

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

IDEAL 04 DIAS PARA VISITAR A CACHOEIRA DO TELÉSFORO PODENDO SER FEITO EM 03 DIAS.

01 – PRIMEIRO DIA – DE CURVELO A MONJOLOS – 70km pedal

Seguiram sentido Inimutaba, passando por estradas do “Grande Sertão Veredas” chegamos a Monjolos e, com sorte, podemos curtir a prainha do rio e relaxar um pouco. Existe a possibilidade do início ser em Inimutaba (Fazenda Maiada) diminuindo o primeiro dia para 53km.

Da Fazenda Maiada a Monjolos – 53km

De Curvelo a Monjolos – 73km

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

02 – SEGUNDO DIA – DE MONJOLOS A CONSELHEIRO MATA – 27km pedal

Neste segundo dia da cicloviagem, partimos após a foto oficial na Estação Ferroviária, iniciando a famosa Trilha da Maria Fumaça. Logo no início, o primeiro pontilhão e as várias fendas pelo percurso são belos incentivos para as fotos. A beleza da trilha impressiona com muito verde, montanhas, cascalho e areia.

Chegamos então a Rodeador, um distrito famoso pela extração de pedras, após uma breve parada seguimos até Conselheiro Mata. Nesta etapa encaramos algumas subidas subidas mas tudo isso é recompensado pelo visual do vale com suas belas cachoeiras. As plantas características desta região também são um espetáculo à parte. Vale destacar também o Templo do Sol, de característica budista.

De Monjolos a Conselheiro Mata – 28km

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

03 – TERCEIRO DIA – CACHOEIRA TELÉSFORO – 34km pedal

Ela está localizada a 17 km de Conselheiro Mata. Uma cachoeira belíssima com uma enorme praia de areia branca.

De Conselheiro Mata a Cachoeira do Telésforo – 17km

Da Cachoeira do Telésforo a Conselheiro Mata – 17km

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

04 – QUARTO DIA – CONSELHEIRO MATA A DIAMANTINA

Iniciando no famoso Buteko do Kussu, continuamos a Maria Fumaça vencendo todos os seus obstáculos naturais como água, areia e algumas galerias antigas da ferrovia. Pedalamos o tempo quase todo margeando as encostas do Rio Pardo Pequeno passando pela cachoeira do Tombdouro. Três quedas compõem a Cachoeira do Tombadouro, tendo duas delas altura aproximada de 2 metros. Além disso piscinas naturais ainda compõem a paisagem local que é rodeada por formações rochosas e vegetação de cerrado e mata de galeria.

No vilarejo de Mendes temos um pequeno conjunto de casas que serviam de morada para os profissionais que mantinham a ferrovia quando ela ainda funcionava. Vários vestígios retratam esta época. Chegamos então à prainha do pontilhão, local maravilhoso para apreciarmos a natureza com praia e parada para banho.  Logo após chegamos a Barão de Guaicuhy, outro bucólico lugar do roteiro.

De Conselheiro Mata a Barão de Guaicuhy – 35km

Outra breve parada na Estação de Barão, e então percorremos as trilhas rodeadas por montanhas e pelos tristes vestígios de um garimpo desativado. Chegamos à rodovia onde seguimos pela Reserva Natural Pau de Fruta, que é gerida pela Copasa. A reserva contém uma diversidade biológica que comprova sua excelente preservação. É o ponto mais alto da trilha, com altitude máxima registrada de  1409 metros de altitude. Depois disso, claro, descidas de areia desafiadoras onde os mais ousados colocavam a bike de lado nas curvas.

Chegamos então a Diamantina pelo caminho da ferrovia e seguimos direto para a Estação Ferroviária onde registramos a foto da chegada. Município histórico localizado na encosta da Serra de Santo Antônio. Atualmente, Diamantina é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do país. O casario colonial, de inspiração barroca; as edificações históricas; as igrejas seculares; a belíssima paisagem natural e uma forte tradição religiosa, folclórica e musical conferem uma singularidade especial à cidade.

De Barão de Guaicuhy a Diamantina – 28km

De Corinto a Diamantina

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Passeio de Bicicleta Magrela’s LifeStyle!

Sempre procuramos associar a prática do mountain bike com outras atividades locais. O Passeio de bicicleta é levado muito a sério e não pode ser comparado um passeio comum. Para quem gosta de bicicleta, o passeio é um prato cheio. Desejamos ir além de uma simples pedalada e programamos percursos para passeios longos, mas com toda a segurança e assessoria necessária. Portanto, buscamos parcerias para verdadeiras expedições de bicicleta, assim o passeio de bicicleta se transforma numa atividade inesquecível para aqueles que amam a modalidade. Os pacotes para passeio de bicicleta oferecem alimentacão parcial, transporte dos ciclistas e das bicicletas. Caso seja necessária alguma manutenção básica durante o passeio, será providenciada pelo Magrela’s LifeStyle. Bicicleta e passeio são duas coisas levadas muito a sério pela equipe Magrela’s LifeStyle. Nestes pacotes, portanto foi necessário uma assessoria experiente para a montagem do percurso com uma van especializada para o transporte dos ciclistas.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Práticas de Conduta Consciente em Ambiente Natural: Os participantes se comprometem a depositar seus lixos em locais apropriados e não causar danos à natureza. A Magrela’s LifeStyle providenciará recipientes para coleta de lixos e o encaminhamento adequado desses dejetos. Seguimos a política de não oferecer atividades turísticas que causem impactos danosos ao ambiente natural. As práticas de conduta consciente em ambiente natural, serão passadas aos participantes no momento de preleção, no local de início das atividades físicas.