A trilha para o Cânion das Bandeirinhas
O Parque Nacional da Serra do Cipó é cheio de trilhas e muitas delas levam as suas diversas quedas d’água, cada uma com seu próprio tamanho, formato e beleza. Nas trilhas do parque você tem a nítida sensação de estar em outra era, com plantas, rochas e paisagens exuberantes por todos os caminhos. As trilhas podem ser feitas a pé ou de bicicleta, essas podem ser alugadas na portaria principal do parque. A trilha pro Cânion das Bandeirinhas tem 12 km (24 km ida e volta) é bem plana, considerada de nível fácil a moderado por causa da areia fofa, que torna a pedalada mais pesada e alguns trechos com travessia de córregos, pedras e raízes. Nada muito difícil de transpor com boa disposição e gosto por aventura. É bem demarcada e na maior parte do trajeto é praticamente uma estradinha de terra. Boa parte do caminho apresenta vegetação de campos rupestres, o que significa pouca sombra. Fazer a trilha requer cruzar alguns rios, então, cedo ou tarde você acabar se molhando. Ainda bem! No mais, é só relaxar e curtir a belíssima flora do Cerrado.
O cânion é uma formação típica e bem comum nessa região da Serra do Espinhaço. Seu interior é um leito de pedras de variados formatos e tamanhos por onde correm as geladíssimas águas cor de coca-cola do Ribeirão Bandeirinhas. Não há prêmio melhor depois de caminhar ou pedalar por mais de 2 horas sob um Sol escaldante, eu garanto.
O Cânion das Bandeirinhas é formado por um corte entre a Serra dos Confins ao Sul e a Serra das Bandeirinhas ao Norte. Tem cerca de 4km de extensão, e seus paredões alcançam algumas dezenas de metros de altura, coisa linda de se ver.
Vai lá e me diz.
Durante o percurso há possibilidade de avistarmos animais silvestres entre as lindas panorâmicas da trilha até a chegada a belíssima cachoeira Farofa. Seguiremos até o magnífico Canyon das Bandeirinhas o lugar é incrível com paredões de mais de 80 metros e rio de água cristalina derramando do mesmo. Desfrutaremos momentos de interação, entretenimento e lazer, faremos paradas técnicas para descanso, lanche e fotografia para melhor aproveitamento do roteiro e das vivências compartilhadas com os visitantes.
► Sede do Parque
► Vale parte baixa
► Lagoa Comprida
► Ribeirão Mascates
► Cachoeira Farofa
► Canyon das Bandeirinhas
A Portaria Principal, que dá entrada para a Sede do Parque, fica a 3 km do asfalto por uma estradinha de terra que começa à direita da MG010 (de quem vem de Belo Horizonte), ao lado da ponte sobre o Rio Cipó, no km 95. Da sede as trilhas se dirigem mais para o sul do parque, e levam a lugares como:
– O Poço Azul, um belo poço formado por uma queda de 6 m, de águas cristalinas, represadas pelas raízes das árvores, e que sob certas condições reflete o azul do céu em suas águas dando a elas um tom azulado. O poço fica a 2 km da sede do parque por uma trilha que segue margeando o Córrego das Gordurinhas, com trechos planos e acidentados. A melhor época para a visita ao poço é de dezembro a maio, quando as chuvas o mantém mais cheio.
CANYON DAS BANDEIRINHAS
Formado pelo afunilamento do Ribeirão Bandeirinhas, e pela serra de mesmo nome, o Cânion das Bandeirinhas, com um paredão de cerca de 80 metros de altura e 4 KM de extensão, apresenta uma sucessão de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas e fundo de pedras claras, num cenário de beleza entremeada de flora característica.
Subindo o rio há inúmeros poços para banho com água revigorante e paredões rochosos de beleza ímpar, um cenário cênico no coração do Parque Nacional da Serra do Cipó.
O percurso para o cânion é de dificuldade moderada, com trechos de trilha com subidas e travessia de rios, é recomendado o acompanhamento de um guia, e é um passeio que dura o dia inteiro. São 12 KM (cerca de 3h30) só de ida, e o mesmo percurso de volta. Quando for realizar este passeio, saía bem cedo, pois estará relativamente longe do distrito da Serra do Cipó, e ao anoitecer a maioria dos transportes ficam inacessíveis. O esforço porém, é recompensado pela visão dentro do cânion, inesquecível.
A entrada é pelo acesso da portaria do Parque Nacional, as trilhas são todas dentro dos limites do parque, com sinalizações e placas. O percurso pode ser realizado a pé, a cavalo, de bicicleta ou por um jipe credenciado pela gerência do parque para fazer o transporte de crianças e idosos ao atrativo natural.
Para a cachoeira da farofa são 16 km de trilha (ida e volta), trilha plana, pode ser feita de bike ou a pé. Para o Canyons são 24 km (ida e volta), pode ser feita de bike ou a pé…
Aproximadamente 3h30 de caminhada.
Formado por uma abertura existente entre a Serra da Bandeirinha e a Serra dos Confins, o Canyon das Bandeirinhas é uma das maiores atrações da região. Seu acesso se dá por uma trilha plana com uma distância de 12 Km aproximadamente, cujo percurso pode ser feito a pé, a cavalo ou bicicleta. Durante o caminho, idêntico ao da Cachoeira da Farofa até os seis primeiros quilometros, é possível observar a Serra da Lagoa Dourada, alguns cursos d’água e cachoeiras, variadas espécies de flores e uma floresta de Monjolos, popularmente conhecida como Sucupira Branca.
O Canyon tem uma extensão de 6 kms formados por dois paredões cortados pelo ribeirão Bandeirinhas que guarda algumas quedas d’água, piscinas naturais e imensos blocos de rochas que foram arrastadas pelas forças de uma enchente ocorrida em 1926. É bastante comum a presença de orquídeas e ninhos de pássaros em seu interior.
Vamos encontrar vários poços para banho e enormes paredões ao subir o rio. A entrada no canyon vai ficando progressivamente mais difícil. Sua visitação não é recomendada em dias de chuva, pela possibilidade de cabeças-d’água perigosas e inesperadas.
Algumas curiosidades:
1 – As águas surgem de todos os lados.
2 – Adquirem uma coloração magnífica sob as águas.
3 – Formação em V.
4 – Águas límpidas e geladas.
CACHOEIRA DA FAROFA
(+/- 2 horas de caminhada. A cavalo ou bike demora mais ou menos 45 minutos)
Localizada na Serra da Bandeirinha, a Cachoeira da Farofa é um dos atrativos mais procurados pelas pessoas que visitam o Parque Nacional da Serra do Cipó. Seu acesso é feito na parte baixa da Serra, por uma trilha plana de aproximadamente 7 Km, onde é possível observar o Córrego das Pedras, as ruínas de uma casa antiga, a Lagoa Comprida e o Ribeirão Mascates.
A Cachoeira possui uma queda d’água com cerca de 80 metros de altura, em meio a um paredão de rocha quartizitica cercado de gramíneas e orquídeas que decoram bastante a paisagem local. Suas águas frias variam em quantidade conforme determinadas épocas do ano.
Os meses de maior volume se situam de dezembro a abril e seu nome é devido à água que se esfarela pelas pedras formando uma profunda piscina natural.
Ribeirão Mascate
Rio com águas cristalinas e com fundo de pedras. É passagem obrigatória para quem vai para o Canyon das Bandeirinhas. O Ribeirão Mascate possui á claras. Fica a +/- 8 Km da portaria do parque. O caminho é de trilhas e pode-se perder facilmente. Fica a 2 Km do canyon.
Outra trilha do parque leva até o Canyon das Bandeirinhas, passando pelo Capão dos Palmitos:
– O Capão dos Palmitos é um belo conjunto de cachoeiras e corredeiras, que fica a 4 km da sede do parque, por uma antiga estradinha que atravessa áreas de Cerrado, Campos de Altitude, e cruza o Rio das Pedras, em uma caminhada leve;
– Para se chegar às Cachoeiras da Farofa pega-se uma bifurcação à esquerda, um pouco antes do Capão dos Palmitos, num percurso total de 7 km da sede do parque. O caminho exige um certo preparo físico más é muito agradável, atravessando o Rio Mascates e o Rio das Pedras, além de possibilitar a vista de belas paisagens desde o vale do Rio Cipó, a Logoa Comprida, até a Serra das Bandeirinhas. São duas cachoeiras: a primeira delas, a Farofa de Baixo, é de acesso mais fácil, tem 70 m de altura e forma um belo poço com enormes pedras ao redor. Já o acesso à segunda, a Farofa de Cima, é mais difícil, mas a sua beleza e a vista que ela oferece do seu topo compensam o esforço. Bem próximo da Cachoeira da Farofa fica a Cachoeira das Taiobas, uma cachoeira com pequeno volume de água, que forma um belo cenário;
– O Canyon das Bandeirinhas fica bem mais à frente, pelo caminho que passa pelo Capão dos Palmitos. São ao todo 12 km inicialmente pela antiga estradinha que mais a frente se transforma em uma trilha, aumentando gradativamente a dificuldade do caminho, até chegar a entrada do canyon, em um cenário impressionante, formado pelo ribeirão Bandeirinhas, que corre em meio a paredões rochosos por cerca de 5 km. Subindo-se o rio em um canyoning se encontram várias piscinas em meio a grandes paredões.