Lapinha
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Bem vindo a Lapinha da Serra. Um lugar fascinante que reserva para seus visitantes as mais belas e agradáveis paisagens de Minas Gerais! Localizado ao pé do Pico da Lapinha, segundo ponto mais alto da Serra do Cipó com 1.687m o pequeno vilarejo possui um visual encantador e único apimentado com sua represa e cachoeiras de tirar o fôlego.
Distrito de Santana do Riacho, a Lapinha está localizada na região da Serra do Cipó, região sul da Cordilheira do Espinhaço e faz parte da APA (Área de Preservação Ambiental) Morro da Pedreira, cinturão de proteção do Parque Nacional da Serra do Cipó. Integra o circuito da Estrada Real e está a 143 Km de Belo Horizonte. Alguns a chamam Lapinha da Serra, os moradores mais antigos Lapinha de Belém.
A Lapinha possui cerca de 400 habitantes (2010) que vivem da agricultura de subsistência e do turismo. Possuindo inúmeras belezas naturais, a região atrai visitantes para conhecer as cachoeiras, lagos, grutas, rios, picos, sítios arqueológicos, fauna, flora e o principal, as pessoas e a sua cultura local.
É tradição do povoado os festejos religiosos para comemorar o dia do padroeiro da Lapinha, “São Sebastião”, o dia de São Pedro, o dia de Santa Cruz, a festa de Nossa Senhora da Aparecida, a comemoração do mês de Maria e a sua já famosa festa junina “Arraiá da Lapinha”, que em 2015 comemorou 15 anos de realizações. Antigamente a Lapinha era um grande produtor de cebola, atraindo tropeiros de toda a região.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
História
Lapinha da serra, assim como Santana do Riacho, foi criada para servir como ponto de apoio aos tropeiros que faziam este percurso antes da explosão da exploração do diamante. Os primeiros colonizadores de Santana do Riacho construíram uma capela em outubro de 1759 ao redor da qual a população foi se instalando. A partir de 1836, com o nome de Riacho Fundo, foi incorporado como distrito por diferentes cidades: Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Santa Luzia e Jaboticatubas.
Em dezembro de 1962, com a esperada emancipação, Riacho Fundo passou a se chamar Santana do Riacho. Esta região começou a se desenvolver ainda no século XVIII, desbravada por bandeirantes.
A partir do século seguinte, os tropeiros trataram de interligar as áreas povoadas através do comércio, transportando cachaça, rapadura, farinha etc, em lombos de burro. Existem muitas histórias sobre a Lapinha na versão de seus antigos moradores, embora muitas delas tenham se perdido. Uma dessas versões conta que a Lapinha foi fundada por apenas três famílias que trabalhavam em fazendas da região, no início do século passado. Até hoje, quase todos os moradores possuem um grau de parentesco, gerando uma série de casamentos consangüíneos e levando alguns moradores a procurar maridos e esposas fora da vila.
A economia local é voltada basicamente para subsistência, agricultura familiar e pecuária leiteira em baixa escala. O ecoturismo tem se mostrado uma alternativa para o desenvolvimento local.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Como Chegar
De carro:
O Acesso é pela Estrada Real (MG 10) que liga Belo Horizonte a Serra do Cipó (100km). Chegando Serra do Cipó, na primeira rotatória, logo após a ponte do Rio Cipó, entrar a esquerda (seguir placas indicativa para Santana do Riacho 30km). Após chegar em Santana do Riacho, contornar a Praça central e seguir pela rua da prefeitura até a estrada de terra, seguindo por mais 11km até a Lapinha da Serra.